Escola Lua de Algodão

Vila Indiana, São Paulo - SP

Agende uma visita

Unidade:

Uma das fases mais importantes no desenvolvimento da criança, a Educação Infantil é o momento em que ela começa a estabelecer a sua relação com o conhecimento e a formar a sua identidade e autonomia.

Por isso, o objetivo da Lua de Algodão é garantir às crianças o acesso à aprendizagem em diferentes aspectos, oferecendo-lhes um espaço acolhedor e planejado para que elas se desenvolvam através de brincadeiras lúdicas, construindo sua própria identidade e valores ao reconhecer o mundo ao seu redor.

É nesta fase da vida que a criança busca significado para as pequenas ações do seu dia-a-dia, descobre a si e ao outro, faz associações e adquire conhecimento cultural, tornando-se um ser pensante e crítico. Neste contexto, o aprendizado é base para potencializar suas habilidades e competências para seu desenvolvimento.

Nosso currículo é especialmente elaborado seguindo as normas e orientações da Base Nacional Comum Curricular BNCC, onde a criança é protagonista das suas conquistas e do seu conhecimento e o professor é o mediador responsável por propor atividades.

Utilizamos livros do sistema de ensino Positivo. Também trabalhamos com projetos e atividades condizentes com a faixa etária, que respeitam o tempo de cada criança e propiciam vivências para que aprendam com significado.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Maternal

Faixa etária: de 2 a 3 anos

Realizam brincadeiras que estimulam o desenvolvimento da linguagem e de práticas de convivência social, através da ampliação do vocabulário e contato com músicas e histórias. Inicia-se o processo do conhecimento do seu próprio corpo, a expressar os seus sentimentos e reconhecer as emoções dos seus colegas.

Grupo 3

Faixa etária: de 3 a 4 anos

Realizam atividades que favorecem a percepção do seu corpo, estimulando a motricidade e afetividade. Nesta fase, são capazes de identificar alguns símbolos e têm o primeiro contato com letras e números de forma lúdica, com muitas brincadeiras, músicas e histórias. É a fase de experimentar e entender o mundo ao seu redor.

Grupo 4

Faixa etária: de 4 a 5 anos

Realizam atividades de interação social que estimulam a empatia e a autonomia, ao perceber a si mesmo e aos outros, entre igualdades e diferenças. Começam a atribuir sentido às letras e palavras reconhecendo seus sons e a relacionar números com quantidades.

Grupo 5

Faixa etária: de 5 a 6 anos

Realizam atividades que estimulam a criatividade e curiosidade, despertando o interesse pela aprendizagem de forma lúdica. Passam a desenvolver a consciência fonológica de palavras e a elaboração de textos coletivos, o que contribui para a sua alfabetização.

Sala de Aula

As salas de aula são espaços planejados e ricos em informações, criados para se adaptar a partir das vivências das próprias crianças. Os alunos têm ao seu alcance livros, jogos e materiais que facilitam o seu envolvimento com as atividades propostas. Aqui, eles aprendem com o grupo a expor suas próprias ideias e ouvir e respeitar as dos outros. Assim, pouco a pouco são introduzidos no universo das letras, números e cores.

Biblioteca

Nosso acervo de livros é cuidadosamente pensado para cada faixa etária, onde as crianças podem explorar diversas histórias e levá-las à biblioteca da sala de aula. Dessa forma, despertamos o interesse dos alunos pela leitura, ampliando o repertório de vocabulário e a imaginação.

Jogos Educativos

Utilizados em sala de aula com o intuito de aprimorar o desenvolvimento das crianças, os jogos educativos são ferramentas de desenvolvimento global do aluno e possuem foco na interação social, experimentação de possibilidades motoras, evolução da linguagem, expressão afetiva, entendimento de regras sociais e imersão no universo cultural.

Parques

Correr, pular, escalar, esconder-se, jogar bola, brincar de “faz de conta” e criar personagens. Os parques são ambientes de desenvolvimento da autonomia e socialização ao ar livre. Seja com atividades direcionadas ou livres, o aluno participa de brincadeiras e desafios coletivos, em momentos prazerosos e divertidos.

Parque
Cama Elástica

A cama elástica é um dos momentos mais esperados pelas crianças. Ali, elas pulam e se divertem, aprimorando as suas habilidades motoras de equilíbrio, lateralidade e força. Também adquirem confiança em si próprias, sendo incentivadas pelas educadoras a explorar seus movimentos em um ambiente seguro.

Solário

O solário é um ambiente que se transforma de acordo com a proposta de cada atividade. Nesse espaço, as crianças podem realizar brincadeiras, experiências, pinturas, rodas de leitura e outras diversas atividades que as mantêm em contato com a natureza.

Quadra

Além das aulas de educação física, as crianças aprendem novos jogos e brincadeiras colaborativas, desenvolvendo a sua motricidade e o trabalho em equipe, permitindo-as enfrentar desafios, conhecer e valorizar o próprio corpo, relacionar-se com outras pessoas e perceber os próprios movimentos, expressando sentimentos e utilizando a sua linguagem corporal.

Horta

A escola conta com uma área verde repleta de canteiros para plantio e árvores frutíferas, onde as crianças podem entrar em contato com a natureza, mexer na terra, aprender a plantar e a cuidar do meio ambiente. Assim, elas são capazes de fazer diversas descobertas nestas novas experiências e vivências.

Espaço Cultural

O Espaço Cultural é um espaço multiuso, onde ocorrem aulas de artes, apresentações dos alunos em datas comemorativas, aulas de Lego Education e outros jogos educativos. É um espaço que propicia à criança brincar de “faz de conta”, estimular a sua criatividade, manifestar o afeto e socializar, para que ela mergulhe no mundo da imaginação e do brincar.