Educação Infantil Lua de Algodão - 30 anos no Butantã

É nesta fase da vida que a criança busca significado para as pequenas ações do seu dia-a-dia, descobre a si e ao outro, faz associações e adquire conhecimento cultural, tornando-se um ser pensante e crítico. Neste contexto, o aprendizado é base para potencializar suas habilidades e competências para seu desenvolvimento. 

EDUCAÇÃO INFANTIL

Uma das fases mais importantes no desenvolvimento da criança, a Educação Infantil é o momento em que ela começa a estabelecer a sua relação com o conhecimento e a formar a sua identidade e autonomia.

Nosso currículo é especialmente elaborado seguindo as normas e orientações da Base Nacional Comum Curricular BNCC, onde a criança é protagonista das suas conquistas e do seu conhecimento e o professor é o mediador responsável por propor atividades.

Utilizamos livros do sistema de ensino Positivo. Também trabalhamos com projetos e atividades condizentes com a faixa etária, que respeitam o tempo de cada criança e propiciam vivências para que aprendam com significado.

São 30 anos da Escola Lua de Algodão no bairro do Butantã, formando cidadãos com autonomia para buscar conhecimentos, construir sua identidade, refletir sobre a realidade e se tornar um agente transformador.

Por isso, o objetivo da Lua de Algodão é garantir às crianças o acesso à aprendizagem em diferentes aspectos, oferecendo-lhes um espaço acolhedor e planejado para que elas se desenvolvam através de brincadeiras lúdicas, construindo sua própria identidade e valores ao reconhecer o mundo ao seu redor.

1/1

Maternal

Faixa etária: de 2 a 3 anos

Realizam brincadeiras que estimulam o desenvolvimento da linguagem e de práticas de convivência social, através da ampliação do vocabulário e contato com músicas e histórias. Inicia-se o processo do conhecimento do seu próprio corpo, a expressar os seus sentimentos e reconhecer as emoções dos seus colegas.

Grupo 3

Faixa etária: de 3 a 4 anos 

Realizam atividades que favorecem a percepção do seu corpo, estimulando a motricidade e afetividade. Nesta fase, são capazes de identificar alguns símbolos e têm o primeiro contato com letras e números de forma lúdica, com muitas brincadeiras, músicas e histórias. É a fase de experimentar e entender o mundo ao seu redor.

Grupo 4

Faixa etária: de 4 a 5 anos 

Realizam atividades de interação social que estimulam a empatia e a autonomia, ao perceber a si mesmo e aos outros, entre igualdades e diferenças. Começam a atribuir sentido às letras e palavras reconhecendo seus sons e a relacionar números com quantidades.

Grupo 5

Faixa etária: de 5 a 6 anos 

Realizam atividades que estimulam a criatividade e curiosidade, despertando o interesse pela aprendizagem de forma lúdica. Passam a desenvolver a consciência fonológica de palavras e a elaboração de textos coletivos, o que contribui para a sua alfabetização.

ED. INFANTIL BIBLIOTECA Site Colégio Lua

Sala de Aula

As salas de aula são espaços planejados e ricos em informações, criados para se adaptar a partir das vivências das próprias crianças. Os alunos têm ao seu alcance livros, jogos e materiais que facilitam o seu envolvimento com as atividades propostas. Aqui, eles aprendem com o grupo a expor suas próprias ideias e ouvir e respeitar as dos outros. Assim, pouco a pouco são introduzidos no universo das letras, números e cores.

Site_Colégio_Lua__de_Algodão_butanta_esc

Biblioteca

Nosso acervo de livros é cuidadosamente pensado para cada faixa etária, onde as crianças podem explorar diversas histórias e levá-las à biblioteca da sala de aula. Dessa forma, despertamos o interesse dos alunos pela leitura, ampliando o repertório de vocabulário e a imaginação.

Site_Colégio_Lua__de_Algodão_butanta_esc

Jogos Educativos

Utilizados em sala de aula com o intuito de aprimorar o desenvolvimento das crianças, os jogos educativos são ferramentas de desenvolvimento global do aluno e possuem foco na interação social, experimentação de possibilidades motoras, evolução da linguagem, expressão afetiva, entendimento de regras sociais e imersão no universo cultural.

Site_Colégio_Lua__de_Algodão_butanta_esc

Parques

Correr, pular, escalar, esconder-se, jogar bola, brincar de “faz de conta” e criar personagens. Os parques são ambientes de desenvolvimento da autonomia e socialização ao ar livre. Seja com atividades direcionadas ou livres, o aluno participa de brincadeiras e desafios coletivos, em momentos prazerosos e divertidos.

Site_Colégio_Lua__de_Algodão_butanta_esc

Parque
Cama Elástica

A cama elástica é um dos momentos mais esperados pelas crianças. Ali, elas pulam e se divertem, aprimorando as suas habilidades motoras de equilíbrio, lateralidade e força. Também adquirem confiança em si próprias, sendo incentivadas pelas educadoras a explorar seus movimentos em um ambiente seguro.

Solário

O solário é um ambiente que se transforma de acordo com a proposta de cada atividade. Nesse espaço, as crianças podem realizar brincadeiras, experiências, pinturas, rodas de leitura e outras diversas atividades que as mantêm em contato com a natureza.

Site_Colégio_Lua__de_Algodão_butanta_esc

Quadra

Além das aulas de educação física, as crianças aprendem novos jogos e brincadeiras colaborativas, desenvolvendo a sua motricidade e o trabalho em equipe, permitindo-as enfrentar desafios, conhecer e valorizar o próprio corpo, relacionar-se com outras pessoas e perceber os próprios movimentos, expressando sentimentos e utilizando a sua linguagem corporal.

Espaço Cultural da Pré-Escola no Butantã - Lua de Algodão

Horta

A escola conta com uma área verde repleta de canteiros para plantio e árvores frutíferas, onde as crianças podem entrar em contato com a natureza, mexer na terra, aprender a plantar e a cuidar do meio ambiente. Assim, elas são capazes de fazer diversas descobertas nestas novas experiências e vivências.

Site_Colégio_Lua__de_Algodão_butanta_esc

Espaço Cultural

O Espaço Cultural é um espaço multiuso, onde ocorrem aulas de artes, apresentações dos alunos em datas comemorativas, aulas de Lego Education e outros jogos educativos. É um espaço que propicia à criança brincar de “faz de conta”, estimular a sua criatividade, manifestar o afeto e socializar, para que ela mergulhe no mundo da imaginação e do brincar.